Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2007

"Etiqueta" no gato

Quando leio um jornal que me desperta interesse geralmente leio-o quase de fio a pavio. É o caso do semanário Sol, que de vez em quando compro(eu disse de vez em quando). Tenho-o por um jornal inteligente, e que goza de um bom prestígio. Por isso foi com bastante perplexidade que me deparei no jornal de 3 de Fevereiro de 2007 com uma rubrica que apesar de só preencher um pequeno espaço no canto inferior direito da página 47 fez-me relê-la umas três ou quatro vezes como se o que estava lendo fosse um dos sintomas do meu cansaço... Uma senhora de nome Assunção Cabral ocupa nesse espaço uma rubrica chamada : Consultório de Etiqueta, nesse dia o titulo despertou-me a atenção: «O insuportável gato» onde uma senhora pedia ajuda para enfrentar um grande dilema: tinha um convite para jantar em casa do colega do marido mas este tinha dois gatos! A senhora tinha pânico de gatos. Perguntava o que devia fazer.
Eu pensei: não tenho o direito de criticar a senhora por esta ter pânico de gatos, às vezes essas coisas já vêm enraizadas e não há como fugir delas sem uma ajuda capacitada.
Comecei a ler a resposta que a dita conselheira lhe dedicou. Não irei transcreve-la na integra, mas vou repetir-vos alguns dos adjectivos que na opinião dela qualificam os gatos:
  • Possidoníssimos(?)
  • Traiçoeiros
  • Repelentes
  • Estupores
  • Nojentos(quanto ao cheiro)
E agora vêm alguns dos adjectivos que compõem o chorrilho com que baptiza os donos:
  • Pirosos (aqueles que têm gatos de raça mais apurada)
  • Tonta (a dona porque se habituou ao cheiro sórdido deixado pela casa)
Agora vamos à sua derradeira conclusão:
  • Ter gatos é definitivamente uma ordinarice indesculpável.
Fiquei também sabendo que a única simpatia que tem pelos cães é:
  • A obsessão com que perseguem os gatos.
Passou-se algum tempo desde que li este infeliz texto, e hoje ocasionalmente quando deambulava pela web encontrei exposta a indignação de outros leitores aqui.
Será que a senhora já publicou o pedido de desculpas que lhe solicitaram? Não sei, porque entretanto não comprei o semanário na semana passada e ainda não é sábado! Depois, vocês dizem-me, já que não sei se o vou comprar esta semana (reticências).
 
 
Escrevinhado por gaivota da ria às 23:16
| Quer Comentar?
34 comentários:
De Jofre Alves a 17 de Fevereiro de 2007
A adjectivação que a tal “conselheira” de etiqueta usou é dum absurdo espantoso, quase surreal. Como dizem agora: esta gente pica-se nas veias! Ter um gato não faz ninguém nem pior, nem melhor do que aqueles que têm cães, por exemplo. Óptimo fim-de-semana.
De _estrelinha_ a 17 de Fevereiro de 2007
ola amiga adoro estas tuas musicas sao mexidas, sabes eu ando em aulas de salao e estes ritmos mexem e é tao bom, uiuiui...
bom fim de semana
De Mestrinho a 17 de Fevereiro de 2007
Definitivamente ela não parece ter um pingo de descernimento, que atitude repugnante, por acaso até gosto de gatos e tenho um, mas não é por ai... As declarações dessa tipinha, são únicamente de uma pessoa que tenha a suas plenas capacidades metal.

Em suma, uma debilóide.

Cmps
De Andesman a 18 de Fevereiro de 2007
Eu não gosto muito de gatos, mas não seria capaz de os insultar dessa maneira. Ah, e essa senhora dá conselhos de etiqueta!? Bons ventos pa ti Gaivota
De Juda a 18 de Fevereiro de 2007
Sem palavras, tenho um gato (naulinho) e pirosa é a dita, um absurdo... deixo um abraço...
De jpcfilho a 19 de Fevereiro de 2007
Linda Gaivotinha, primeiro que dizer que te amo de carteirinha... Quanto a senhora anti-gatos, quiqui a gente pode dizer? Até acredito que algumas pessoas têm pânico de alguns animais. Porém essa forma de expressar??? Vivam os gatinhos e a ela: ficar de castigo olhando para as paredes durante sete anos...beijos
De maresia-mar a 19 de Fevereiro de 2007
Olá minha Gaivota predilecta,

não há adjectivos para chamar à tal dita senhora.. que imbecil!?!? Ela não viu que ia chocar tanta gente que adora gatos??? São tão fofinhos, eu sempre tive gatos na minha juventude.. Bjhs e boa semana
De Pachi a 19 de Fevereiro de 2007
Se uma simples musica te faz cantar,
se um simples abraço te faz sentir melhor,
se um simples beijo te faz mais feliz...
espero que o meu "ola" te faça sorrir!
Beijinhos ** Pachi **

estou de volta.. passa no meu tambem :)
De Intemporal a 19 de Fevereiro de 2007
Não tenho gato em casa mas sou incapaz de INSULTAR................bjs e Feliz Carnaval
De Eros a 20 de Fevereiro de 2007
Olha, há pessoas que escrevem coisas que nos causam espanto, pela sua forma agressiva de opinar sobre os gostos relaccionados com os animais. Eu tambem não gosto de iguanas, mas respeito quem tem e gosta. Também gostei da tua musica. bjs.

Comentar post


◊◊◊ ver perfil

◊◊◊ seguir perfil

. 16 seguidores

◊◊◊ arquivos

◊◊◊ Abril 2007

◊◊◊ Março 2007

◊◊◊ Fevereiro 2007

◊◊◊ Janeiro 2007

◊◊◊ Dezembro 2006

◊◊◊ Novembro 2006

◊◊◊ Outubro 2006

◊◊◊ Setembro 2006

◊◊◊ Agosto 2006

◊◊◊ Julho 2006

◊◊◊ Junho 2006

◊◊◊ Maio 2006

◊◊◊ Abril 2006

◊◊◊ Março 2006

◊◊◊ Fevereiro 2006

◊◊◊ Janeiro 2006

◊◊◊ Dezembro 2005

◊◊◊ Novembro 2005

◊◊◊ Outubro 2005

◊◊◊ Setembro 2005

◊◊◊ Agosto 2005

◊◊◊ Julho 2005

◊◊◊ Junho 2005

◊◊◊ Maio 2005

◊◊◊ Abril 2005

◊◊◊ Voos recentes

◊◊◊ Dois anos depois...

◊◊◊ Cansaço...

◊◊◊ Agora "semos" all-garvios...

◊◊◊ Nós, as mulheres...

◊◊◊ "Etiqueta" no gato

◊◊◊ Com o meu silêncio...

◊◊◊ Sentir assim...

◊◊◊ Praga acorrentada

◊◊◊ Três anos apenas...

◊◊◊ Bom Ano Novo